

CONTABILIDADE PARA COMÉRCIO VAREJISTA E ATACADISTA
A contabilidade para comércio é extremamente importante. Afinal, com ela, é possível assegurar que sua empresa estará pagando os tributos corretamente, além de conseguir economizar. Um bom contador ajudará desde o momento de abertura do negócio. Compreendendo qual regime tributário é mais indicado para sua empresa (Simples Nacional, Lucro Real e Lucro Presumido). Analisando, por exemplo, quais produtos e operações têm tributos maiores e como economizar de forma legal. O profissional ainda auxiliará em diversas demandas, como a escrituração fiscal e contábil e até as questões trabalhistas.
Se você optar por uma contabilidade especializada, ainda poderá ter acesso a relatórios personalizados, com dados reais da sua empresa. Isso ajuda o gestor na tomada de decisão estratégica. Dessa forma será mais fácil entender onde cortar os custos, como precificar melhor seus produtos, quais itens com maior e menor saída e maior e menor lucratividade, entre outros. Como podemos notar, com o suporte de um contador especializado, o seu comércio tem todas as ferramentas necessárias para crescer e prosperar.
Consultoria fiscal
As tributações são os pontos que mais pesam nos custos dos comerciantes. Alguns produtos são enquadrados na tributação monofásica, ou seja, quando a indústria recolhe o imposto devido pelo varejista e não é preciso destacá-lo na nota fiscal de venda.
Nesses casos, acontece o que chamamos de substituição tributária e é preciso atenção para não correr o risco de pagar o mesmo imposto duas vezes. Por isso, a contabilidade especializada é tão importante.
CONTABILIDADE PARA EMPRESAS PRESTADORAS DE SERVIÇOS
Prestadores de serviço podem achar que contabilidade é só para grandes empresas. Porém, isso é um grande equívoco. Todas as atividades econômicas se beneficiam dos serviços prestados pelos contadores.
A contabilidade para empresas prestadoras de serviços atua estrategicamente, auxiliando no sucesso de negócios nessa área.
A importância da contabilidade está em direcionar, analisar e fornecer informações estratégicas. Questões como a legalização do negócio, alvarás, emissão de notas fiscais e otimização da gestão são todas orientadas pelos contadores. A contabilidade também pode direcionar quanto à forma de atuação mais vantajosa: como Pessoa Física ou Pessoa Jurídica. Outro ponto importantíssimo: a contabilidade para empresas prestadoras de serviços auxilia o empreendedor a pagar menos impostos, classificando no melhor regime tributário. Com o auxílio da contabilidade, o prestador de serviços pode focar na qualidade de seu atendimento aos clientes.
Assim, pode desenvolver sua função com a tranquilidade de que especialistas cuidam das exigências legais e burocráticas da empresa.